Antes que termine o dia: hoje Darwin faria 200 anos (e Lincoln também).

12 fev
Charles Darwin.
Charles Darwin.

“Companheiros primatas, hoje, há 200 anos, nasceu Charles Darwin”, escreve Olivia Judson para o NYT.

Ao contrário de muitos membros da espécie humana, Darwin é facilmente um herói. Suas descobertas foram prodigiosas, sua ciência meticulosa e seu trabalho transformou nossa compreensão do planeta e de nós mesmos.

Ao mesmo tempo ele foi um homem humano, gentil e decente, um marido e pai amoroso, amigo fiel. A julgar pelas suas cartas, ele também era engraçado. Em suma ele era um dos poucos seres simpáticos e impressionantes.

Darwin trabalhava em casa, e seus filhos (teve 10, dos quais sete chegaram à vida adulta) lembravam-se que brincavam em seu escritório. Pedia desculpas quando perdia a paciência, e servia como mediador das querelas familiares na mesa do jantar.

Enquanto muitos de seus contemporâneos aprovavam a escravidão, Darwin era contra. Sua família era abolicionista ardente, e ele se revoltava com o que via em países com escravidão. “Perto do Rio de Janeiro, eu vivia perto de uma senhora que mantinha parafusos para esmagar as unhas de suas escravas. Fui hóspede numa casa onde um jovem mulato, diariamente a toda hora, era insultado, espancado e perseguido de maneira que arrasaria até com o animal mais baixo… Faz o sangue ferver, o coração tremer, pensar que os ingleses e seus descendentes americanos, com seu grito orgulhoso de liberdade, sejam tão culpados.”

Abraham Lincoln, cuja escravidão foi um das matérias principais de sua vida – há os que o atacam de escravagismo e os que o defendem veementemente – nasceu coincidentemente no mesmo dia de Darwin.

Hoje foram muitas as homenagens em todos os Estados Unidos, principalmente em Washington onde recentemente tomou posse o primeiro presidente negro americano.

Darwin praticou uma ciência ideal, quase onírica. Ele examinou minuciosamente a natureza – conchas de moluscos, pistilo de flores – mas trabalhou em grandes temas. Observou, questionou, experimentou, constantemente testou suas idéias. Ele descobriu que as correntes marítimas podiam carregar sementes por várias semanas sem destruí-las, o que explica as plantas serem transportadas do continente para colonizar ilhas (como no caso do Havaí).

De todas as suas obras, sem dúvida “A Origem das Espécies” merece o maior destaque, por lançar as bases da biologia moderna. Nela ele apresenta provas e evidências de que todas as espécies, inclusive a humana, se desenvolveram de um ancestral comum, e que a seleção natural é a força motriz da mudança evolucionária. A seleção sexual, ele argumentava, era uma força adicional, responsável pelas características espetaculares como as penas da asa do pavão que não têm utilidade para sua sobrevivência mas são essenciais para a sedução.

Antes dele, as coisas eram assim porque eram assim.

Ele não acertou tudo. E não sabia como a genética funcionava (o DNA só foi descoberto em 1953). Mas é impressionante quanto ele sabia, e quanto ele previu. Sua imaginação lhe ensinou que os animais femininos têm senso de beleza – que elas gostam de procriar com o macho mais bonito. E não tinha medo de aplicar todas as suas explicações ao homem. Ele achava que nõs, tanto quanto as moscas e as centopéias estamos submetidos às mesmas regras.

Quando mergulhamos nas sequências de DNA, vemos a seleção natural atuando ao nível dos genes. Nossos genes têm provas de nossa associação íntima com outros seres, como as vacas, parasitas da malária e grãos. As últimas pesquisas permitem-nos rastrear as diferenças genéticas que nos diferenciam de nossos primos primatas, e mostram que boa parte do genoma humano traz marcas da evolução através da seleção natural.

“Darwin gostaria de saber disso, mas não se surpreenderia”, escreve Olivia Judson ao terminar o seu artigo.

Abraham Lincoln.

Abraham Lincoln.

Anúncios

13 Respostas to “Antes que termine o dia: hoje Darwin faria 200 anos (e Lincoln também).”

  1. Cesar Cataldi fevereiro 15, 2009 às 5:12 am #

    Os pais de Wallace eram o prototipo da Revolucao e do que se podia chamar de rebeldia !! Ela , A Mae , fazia parte de um grupo religioso liderado por Calvino , se nao me engano , Genotes, que era perseguido pela igreja catolica e ele , O Pai , era lutador pela Libertacao da Escocia ! Alem disso Pobres !

  2. Cesar Cataldi fevereiro 15, 2009 às 5:04 am #

    A COMPLETA RETIRADA DESSA PALAVRA INFAME DO VOCABULARIO MUNDIAL ! Nos,”do Chamado 3° Mundo”, queremos acabar com essa Estrutura Escravocrata que Empobresse o Mundo como um Todo !

  3. Cesar Cataldi fevereiro 15, 2009 às 5:02 am #

    Interessantissimo ! Voce ate podia juntar isso com a Criacao da Palavra” 3° Mundo”, como forma de Subjulgar e Espoliar o resto do Mundo , que sempre teve que pagar a conta sem ter Participacao no Jantar e pedir isso em uma conferencia na ONU !!

  4. Cesar Cataldi fevereiro 15, 2009 às 5:00 am #

    Interessantissimo ! Voce ate podia juntar isso com a Criacao da Palavra 3° Mundo como forma de Subjulgar e Espoliar o resto do Mundo que sempre teve que pagar a conta sem ter Participacao no Jantar e pedir isso em uma conferencia na ONU !! A COMPLETA RETIRADA DESSA PALAVRA INFAME DO VOCABULARIO MUNDIAL ! Nos do Chamado 3° Mundo queremos acabar com essa Estrutura Escravocrata que Embobresse o Mundo como um Todo ! CHEGAAAAAAAAA!! Assim pelos menos gritam os conegtivos da Estrutura Genetica , que aprendem e se organizam em situacoes que mudam e fazem Liberar Hormoniios de Felicidade em todas as Situacoes onde ha COOPERACAO e ABUNDANCIA ! Valeu Canali , voce inspira ! So isso !

  5. João Canali fevereiro 14, 2009 às 11:33 pm #

    Cataldi, obrigado por essa dica… Fui rever essa questão das cartas (não sabia que elas tinham ocorrido nem seu conteúdo) e acabei me deparando com um site que as reproduzia… Com um pouquinho de leitura já encontrei o trecho que reproduzo abaixo que de cara me mostra que a seleção artificial das espécies, por assim dizer e como eles também já chamavam, que intuitivamente julgava que teria sido o ponto de partida de ambos é praticamente que confirmada. A genialidade é reduzida em 50%, afinal não retiraram a coisa de simples observações da natureza, essas foram para confirmar a tese, suponho, o que torna a descoberta de ambos em algo humano e compreensível.

    Trecho de uma carta de Darwin… retirado do site http://rjohara.net/teaching/uncg/freshman-104w-1-letters

    If I could honourably publish I would state that I was induced now to publish a sketch (& shd be very glad to be permitted to say to follow your advice long ago given) from Wallace having sent me an outline of my general conclusions.—We differ only, that I was led to my views from what artificial selection has done for domestic animals. I could send Wallace a copy of my letter to Asa Gray to show him that I had not stolen his doctrine. But I cannot tell whether to publish now would not be base & paltry: this was my first impression, & I shd have certainly acted on it, had it not been for your letter.—

  6. Cesar Cataldi fevereiro 14, 2009 às 10:50 am #

    Os dois se comunicavam atraves de Cartas e isso fez com que Darwin ,que tinha medo de tornar Publico o seu Trabalho, Publicasse suas Ideias por nao querer perder para “o Concorrente “!

  7. Beth fevereiro 14, 2009 às 10:38 am #

    Eu também.

  8. cesarbarroso fevereiro 14, 2009 às 12:07 am #

    João,
    Espero com ansiedade seu novo documentário.
    Cesar Barroso

  9. Joao Canali fevereiro 13, 2009 às 5:12 pm #

    Meu próximo documentário, após o próximo que apronto (ôh hobby gostoso, aconselho…) será sobre a teoria da evolução, justo nesse ano onde além dos 200 anos de Darwin se comemora os 150 anos de sua grande obra/descoberta.

    Já recolhendo material noto como o cerne da teoria da evolução, na realidade muito simples de ser entendido, caso não haja nenhuma bruma mística para atrapalhar, é muito pouco divulgada… Quando falam de Darwin falam de tudo, de sua espantosa coragem manifesta não só pelas condições e idade que embarca em sua viagem e até como, naquela época ainda tão dominada por pensamentos de origem mística, tem coragem de lançar o que poderia ser os fundamentos do ateismo moderno, mesmo sem o saber (ou sabendo… pretendo deduzir ao longo do que aprenderei… ele demorou muito tempo para publicar seu livro…) respondendo a uma questão fundamental acerca de nossa origem… Mas, da teoria mesmo, pulam logo prá parte do macaco, não se atêem na mecânica da seleção, como se não aquisessem entender, aliás não sabiam do DNA mas conheciam sobejamente os efeitos da herietariedade, devo acrescentar ao texto do NYT que o Cesar competentemente nos fêz o favor de nos trazer.

    Vou falar também de seu conterrâneo e conteporâneo Wallace que muito pouca gente sabe que descobriu a mesma coisa sem ter tido contato com Darwin… Poderia fazer o contra-ponto do pobre e do rico (Darwin) descobrindo a mesma coisa… Mas, isso complicaria meus 20 minutos máximos. Pretendo mesmo é reforçar a própria teoria da seleção natural das espécies e dar uma explicação óbvia por que aqueles dois ingleses chegaram a mesma conclusão que estava ali mesmo na cara deles, naquela Inglaterra que usava cães de diversos tipos para caçar raposas.

    Outro ponto a ser reforçado é como qualquer pequena alteração na maneira como a seleção das espécies é explicada cai na vala comum do tal do “inteligent design” que tenta empurrar o criacionismo pela porta dos fundos.

  10. Cesar Cataldi fevereiro 13, 2009 às 2:58 pm #

    Interessante e que na festa posterior a da posse do Presidente Obama , um dos Artistas que o homenageava citou como Lincoln Definia a Democracia : Que Democracia significava nunca fazer algo que pudesse Prejudicar o Proximo !!

  11. Giovanni Napolitano fevereiro 13, 2009 às 10:35 am #

    Meu bom amigo César Barroso,obrigado por seu esclarecimento. Gostei muito do seu digest sobre o artigo New York Times.
    Devo admitir que eu tenho uma certa resistencia psicològica sobre a teoria do Charles Darwin, assim como a do Karl Marx, por nao admitir que de uma casìstica empìrica e necessàriamente limitada pode-se derivar teses universais.
    Por causa disso, uma vez por brincadeira, cheguei a hipotizar que seria mais natural o homem derivar-se de um papagaio palrador antes que de um macaco vagabundo. A tagarelice dos polìticos e dos média sendo uma òtima contro-prova…
    O que realmente impressiona de Darwin, de Marx e dos grandes pioneiros das idéias é que no fulcro da pròpria competencia eles permitem enxergar e desenvolver as potencialidades adicionais que o genio e as aplicaçoes das geraçoes sucessivas continuam a confirmar.
    E’ esta, eu acredito, a maior riqueza da humanidade: o livro aberto do saber que vai se enriquecendo com novos capìtulos.
    E’ esta a linha de continuidade que por vezes garante credibilidade às idéias mais inovativas ou revolucionàrias.
    E entao Feliz Aniversàrio ao Darwin, ao Galilei, ao primeiro periquito que externou um conceito, ao primeiro macaco que decidiu levantar a cabeça.

  12. elvira akchourin do nascimento fevereiro 13, 2009 às 6:31 am #

    César, muito interessante o seu artigo sobre Charles Darwin. A sua leitura completou o que meu filho adolescente acabou de estudar no Colégio e mostrou a dimensão humana do grande cientista, que, com justa razão, ficou indignado com a escravidão no Brasil. De fato, é impressionante a coincidência de dois grandes homens, Darwin e Abraham Lincoln, terem nascido no mesmo dia e desempenhado papéis primordiais na história da civilização.

  13. Cesar Cataldi fevereiro 13, 2009 às 2:34 am #

    Maravilhoso ele ter sentido isso no Brasil onde os Estupidos destruiam ate o instrumento de Trabalho daqueles que eram seus Escravos !! Que jamais herdarao o Futuro porque a Selecao Aconteccera e vai surpreender muita gente que nao percebia a Forca Onipotente por tras dela, Deus !! E o capitao doo nnavio de sua viagem , que lia a Biblia , era a favor da Escravatura , se suicidou quando Charles apresentou suas Ideias e essas foram aplaudidas pela Sociedade inglesa da epoca que Pensava !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: